[Circuitos Ideológicos] Outubro e as Centelhas da Esperança
- Tamires Menezes
- 25 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2024
Não poderia deixar de compartilhar com vocês hoje. Hoje não. Hoje, 25 de Outubro é um dia que reúne alguns de meus momentos favoritos da história. O mais recente, completa um ano hoje. E o que era uma mediação de documento se tornou essa intervenção, pensada para o aniversário do assassinato de Victor Jara, reúne registros do dia 25 de Outubro de 2019 no Chile.
Deixo com vocês a dose diária de centelhas da esperança, sempre patrocinada pelo camarada Benjamin e produzida com aquele carinho de sempre:
"O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer" - Walter Benjamin. Teses sobre o conceito de história. 1940
11 de setembro, o presidente Allende sai morto de De La Moneda (palácio presidencial) “em uma simples maca, coberto por uma manta boliviana. O rebelde respeitável não teve tempo necessário para viver plenamente sua revolução, mas o teve, ao contrário, para saber morrer um revolucionário”. *
12 de Setembro, o Estádio Nacional não sediaria mais jogos, mas se tornaria prisão de cerca de 40 mil pessoas perseguidas pela Ditadura Pinochet.
Em 16 de Setembro, o cantor, compositor e ativista político Victor Jara é assassinado após prisão e tortura.
A ditadura chilena foi uma das mais sangrentas de seu século. E é a prova de que o povo unido por transformação, dignidade e humanidade é motivo suficiente para que se mate, destrua, esmague. O capital jamais cessará de matar em nome de seus interesses. E este fato tão comprovado pela história não pode ser deixado de lado.
Podem matar um cancioneiro, mas jamais poderão matar sua canção.
Ou o inimigo jamais cessará de vencer.
Em Outubro de 2019 a partir da repressão ao movimento estudantil - em luta contra o aumento das tarifas de metrô e pela gratuidade aos estudantes em Santiago - explode uma onda de atos e protestos contra as mazelas do neoliberalismo ao povo chileno. A Primavera do Chile de 2019.
O presidente Sebastián Piñera acionou as forças armadas do Exército chileno, fazendo uso da Ley de Seguridad del Estado. Em 19 de Outubro, o primeiro toque de recolher em Santiago desde 1987.
E o povo tomou as ruas.
E a canção do cancioneiro vive.
Viva Victor Jara! Viva Allende! Viva Chile!
Viva Latinamerica em luta!
"Alarma, el neoliberalismo es hambruna, muerte y terrorismo
Alarma, el neoliberalismo, prepárate!" (Ska-P - Vándalo)
Saudações socialistas,
Atibaia, 25 de Outubro de 2020
*Fernando Alegría. Retirado do livro “ A paz pelo socialismo”. Editora Brasiliense, 1984.
Comentários